Recarregar Página Inicial | Recarregar Página de Histórico Evento Previsão para realização
Painéis de Encerramento do IX Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico Outubro / 2017

XIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal


 

 

Data:06 de outubro de 2017

Local:TCE/SC

Horário:08h30 às 13h


 


 


 

Objetivos - Ampliar o debate do Direito Urbanístico na esfera do controle externo e discutir o papel do TCE e de outros órgãos na fiscalização dos planos diretores e da política urbana dos municípíos. Discutir o papel dos prefeitos, gestores públicos e cidadãos na governança e planejamento para a construção de cidades mais limpas, verdes, inclusivas e igualitárias, com base na nova agenda urbana para os próximos 20 anos definida na Conferência Habitat III da ONU em outubro de 2016.

Público alvo - Servidores do TCE/SC e estudantes, pesquisadores, profissionais atuantes na área e público em geral.

Horário

Painéis e convidados

08h30

Painel 6: Corrupção urbanística e suas repercussões para o direito à cidade

Alex Ferreira Magalhães | Advogado. Especialista em Sociologia Urbana pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Mestre em Direito da Cidade pela UERJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. É Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrando, dentre outras, a disciplina de Direito Urbanístico nos cursos de graduação em Direito e de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional. Coordena o curso de Especialização (Pós-Graduação Latu Sensu) em Política e Planejamento Urbano do IPPUR / UFRJ. Membro do International Research Group on Law and Urban Space (IRGLUS). Membro do Grupo de Trabalho Desigualdades Urbanas do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). Coordenador do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB).  Atualmente, é Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Daniela Campos Libório | Advogada. Mestre e Doutora em Direito pela PUC-SP. Fez pós-doutorado na Universidad de Sevilla sobre o tema Gestão Normativa das Águas para Consumo. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Direito Urbanístico da pós-graduação stricto sensu da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente Urbano (GPMAU). Atual Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Gerson dos Santos Sicca | Auditor do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Procurador Federal e Professor de Direito Constitucional dos cursos de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do curso de graduação em Segurança Pública da Academia de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, em convênio com a Univali.

Paulo Antonio Locatell | Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina. Especialista em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil pela Unochapecó. Professor da Escola Superior do Ministério Público. Exerceu funções de Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor de 1998 a 1999 e de Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal de 2003 a 2000. Atualmente, exerce funções de Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Vanêsca Buzelato Prestes | Procuradora do Município de Porto Alegre. Mestre em Direito pela PUC-RS. Doutora pela Università del Salento (Itália). Atualmente é professora convidada da Rede de Ensino LFG, professora convidada da Faculdade IDC, professora convidada da Fundação Escola Superior de Direito Municipal, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora convidada da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS, professora convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora da Fundação Escola Superior de Direito Municipal.

11h00

Painel de Encerramento: desafios da implementação do direito à cidade pós-Habitat III

Nelson Saule Junior | Advogado. Mestre e Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP, onde também coordena o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns. Atualmente, é Coordenador Geral e da área Direito à Cidade do Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais. Coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Coordenador da Plataforma Global pelo Direito à Cidade. Atuou como especialista no processo de preparação da Conferência Habitat III da ONU.

Pablo Aguilar González (México) | Advogado. Presidente Internacional do Colégio de Jurisprudência Urbanística (CNJUR)

 
 
 
Tipo evento: Congresso Carga horária: 4h Certificado: Sim Público: Externo Publicação: SIAP

Obs: Sala Fechada ou Inscrições encerradas.

 

  Recarregar Página Inicial | Página de Histórico de Eventos/Cursos   Ajuda para TCE/SC Capacitação   Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina